O Réveillon de Copacabana é uma das principais celebrações ao redor do mundo para celebrar a chegada do ano novo. A festa nas areias da praia reúne anualmente cerca de 2 milhões de pessoas para assistir ao tradicional espetáculo da queima de fogos e festejar, ao som de muita música, os primeiros minutos do ano que acaba de chegar.
A festa é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, com produção da SRCOM. O patrocínio é da Caixa e da Antarctica, e entre os apoiadores estão ABIH/RJ, TV Globo, Infoglobo e Sistema Globo de Rádio.
De acordo com estimativas da Riotur, a cidade deve receber 865 mil turistas no período do Réveillon, que irão movimentar a economia carioca com US$ 691 milhões.
O tradicional espetáculo pirotécnico, assinado pela Pirotecnia Igual Brasil, contará com efeitos e fases distintas, com cores e formas características, de belezas únicas e fácil identificação para o público, como palmeiras, corações, margaridas e carinhas felizes. Sincronizado com a trilha sonora, o espetáculo de fogos terá início pontualmente no primeiro segundo de 2017. Os fogos, de origem espanhola, serão detonados em onze balsas fundeadas no mar de Copacabana. O detonamento será simultâneo, feito de uma base de comando na Avenida Atlântica, por processo computadorizado.
“O Réveillon de Copacabana é a maior festa a céu aberto do mundo. É também um dos eventos mais emocionantes e democráticos e com certeza será, mais uma vez, inesquecível.
Para celebrar a chegada de 2017, a noite começa às 18h com o cantor Alex Cohen, que vai levar seu repertório eclético e dançante para o palco de Copacabana, misturando suas influências mais antigas com canções da atualidade, que o público gosta de cantar junto. Cohen sempre encanta com seu violão e levanta a plateia com solos de guitarra e hits para agradar a todas as idades. Um dos maiores nomes da cena carioca, o DJ MAM se apresenta em seguida. MAM ganhou o prêmio Noite Rio de melhor DJ de MPB/Regional em 2012 e 2014, e também é o autor de Redentor, música tema da comemoração dos 80 anos do Cristo.
A programação segue com o show do cantor Leo Jaime, que comemora 32 anos de carreira com o show Leo Guanabara, em que relembra seus sucessos musicais, conta as histórias por trás das canções e dos bastidores do Rock Brasil. Além de matar a saudade do público de grandes hits como Rock Estrela, As Sete Vampiras, Solange, Sônia, Nada Mudou e A Fórmula do Amor, ele também apresenta novos trabalhos e clássicos de amigos e ídolos que o influenciaram como Legião Urbana, Stones, Raimundos, The Cure, Leoni e Marina, entre outros.
Humor, interpretações arrebatadoras, inteligência e versatilidade são as marcas deste artista. Em suas próprias palavras: “Eu faço só duas coisas: escrevo e interpreto. Nem sempre escrevo o que interpreto ou enceno o que escrevi. Gosto de fazer as duas coisas. Não importa se é na musica, no teatro, na TV ou diante de uma página em branco”.
O show principal da noite celebrará os 20 anos de O Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Um dos espetáculos mais aclamados da música brasileira, o trio reunido é promessa de arte, união e boas vibrações, transmitidas para todo o planeta no ano que se inicia.
Pra fechar a noite e encerrar com chave de ouro o ano do centenário do samba, dose dupla de carnaval: Unidos da Tijuca e Mangueira vão colocar todo mundo pra sambar até o dia clarear. A bateria da Tijuca, que não leva o nome de Pura Cadência à toa, vai esquentar o público com os sambas que ajudaram a conquistar tantos títulos para a escola amarela e azul – entre eles, o segundo lugar do ano passado, “Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”. Campeã do carnaval 2016, a Mangueira promete fechar a festa em grande estilo com o enredo vitorioso, que comemorou os 50 anos de carreira da cantora Maria Bethânia – além, claro, de sambas inesquecíveis de outros carnavais.
Réveillon 2017 também será comemorado
em outros nove pontos da cidade
Copacabana
Alex Cohen
DJ MAM
Leo Jaime
O Grande Encontro – Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo
G.R.E.S. Unidos da Tijuca
G.R.E.S. Mangueira
Barra da Tijuca
Queima de fogos à meia-noite na altura do Quebra-mar, do shopping Village Mall e dos hotéis Praia do Pontal, Hilton Barra, Windsor Barra, Sheraton Barra, Brisa Barra, Grand Hyatt, Ramada Recreio e Venit + Mio.
Ilha do Governador – Praia da Bica
DJ PH
Bruno Maia
Intimistas
ImaginaSamba
G.R.E.S. União da Ilha
Paquetá – Praia da Moreninha
DJ Beto Mancha
Claudio Zolli
Swing & Simpatia
G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti
Sepetiba – Praia do Recôncavo
DJ Alex Correia
Jonathan Alexandre
Coisa Séria
Chininha e Príncipe
G.R.E.S. Mocidade Independente
Parque Madureira
DJ Neném
Velha Guarda Império
DJ Michel (Viaduto)
Grupo Arruda
Naldo Benny
G.R.E.S. Portela
DJ Neném
Velha Guarda Império
DJ Michel (Viaduto)
Grupo Arruda
Naldo Benny
G.R.E.S. Portela
Ramos – Piscinão
DJ Érick
MC Funk Love
MC Funk Ombrinho
MC Funk Smith
Bonde do Vinho
Ferrugem
G.R.E.S. Beija-Flor
G.R.E.S. Grande Rio
MC Funk Love
MC Funk Ombrinho
MC Funk Smith
Bonde do Vinho
Ferrugem
G.R.E.S. Beija-Flor
G.R.E.S. Grande Rio
Penha – IAPI
DJ Café
Beleléu
Banda Holograma
Clareou
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldina
DJ Café
Beleléu
Banda Holograma
Clareou
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldina
Guaratiba – Rua Barros de Alarcão
DJ Moisés Junior
Pura Amizade
Tá na Mente
G.R.E.S. Vila Isabel
DJ Moisés Junior
Pura Amizade
Tá na Mente
G.R.E.S. Vila Isabel
Flamengo – Praia do Flamengo
DJ
Luiz Kiari
Vtrix
G.R.E.S. São Clemente
G.R.E.S. Salgueiro
DJ
Luiz Kiari
Vtrix
G.R.E.S. São Clemente
G.R.E.S. Salgueiro